House Music é um estilo musical que surgiu em Chicago, propriamente nos Estados Unidos da América, na primeira metade da década de 1980.

Há vários mitos sobre como ocorreu o nascimento do House Music, mas de facto nenhum deles detém fontes e nem ao menos se sabe quais foram os produtores que trabalharam com maior afinco no desenvolvimento da cultura House Music. Muitos dizem que o House Music é uma vertente da Disco Music e da Electropop dos anos 70, pois foram estilos de música quase que contemporâneos. Frankie Knuckles é aclamado por muitos como o "pai" do House Music, ele que é um dos pioneiros deste gênero juntamente com outros nomes como Tony Humphries.

Atualmente existem muitas sub-vertentes do House, tais como: Funky-HouseTech-HouseDisco-houseProgressive HouseElectro-HouseAcid HouseSoulful HouseNeo-jazz-house, e por aí em diante. Mas hoje nós estamos aqui para explicar melhor sobre as subvertentes africanas do House Music, nomeadamente o Afro House, o Afro Tech e outros mais, que apesar de não serem conhecidas mundialmente ainda, elas são uma realidade e a cada dia vêm ganhando cada vez mais notoriedade graças aos DJs, aos Produtores Musicais, às pessoas que fazem parte da cultura House Music nos mais variados países africanos, e a todos os outros sites de promoção musical tal como o Housefrika. Mais abaixo nós deixamos algumas breves definições de cada um dos subgéneros elaboradas pelo nosso próprio site, para que as pessoas saibam mais sobre aquele que é o House Music africano: 

AFRO HOUSE

É um dos subgéneros mais populares (se não o mais) do House africano, produzido com instrumentos tradicionalmente africanos (já existentes em alguns plugins digitais) como por exemplo a Marimba e quando cantado é normalmente em dialetos africanas, mas também já é muito vermos vocalistas a faze-lo nos mais variados idiomas. É relativamente recente no mercado musical e diga-se que teve como os principais pioneiros alguns artistas sul-africanos, tornou-se uma “febre” sendo bastante consumido, e expandiu-se por África a fora, nos dias de hoje o referido estilo é feito por variados artistas residentes na África do Sul, Angola, Moçambique, Botswana, até Portugal e muito mais…

AFRO TECH

É um subgénero recente, e como já diz o nome, o mesmo surge com fortes influências do Tech House, mas não deixando de fora aquilo que é as sonoridades dos 4 cantos de África.

AFRO DEEP

Como o nome indica, é uma subvertente que tem como base os sons profundos e calmos, normalmente sobre a batida 4/4 característica do House e sempre misturados com batucadas africanas, só que de uma forma mais ‘soft’. Ao contrário dos outros, é um estilo mais feito para a apreciação do que propriamente para as pistas de dança.

SOULFUL AFRO

Como o nome indica, é um subgénero mais digno de apreciação, que ‘toca’ na alma, e dependentemente da mensagem que a música transmite, é capaz de nos causar um sentimento de melancolia. Este tem bastante influência da Soul Music americana e a sua melodia é exaustivamente trabalhada a fim de conseguir a sonoridade desejada e profunda.

TRIBAL HOUSE

É um subgénero que engloba o uso de sons tribais (sons da selva) normalmente com percussões exaustivamente trabalhadas. Pensa-se que é uma das primeiras fusões entre a música africana e a electrónica gerando uma mistura de sons e efeitos. Este é também um estilo que vem se espalhando cada vez mais por África

0 comentários: